PERCENTUAL DE ACERTO POR DESCRITOR* SAEPE 2016

*Foram considerados descritores críticos os que ficaram abaixo de 50,1%

ENSINO MÉDIO
  • D9 – 49,62 (D9-Identificar o tema central de um texto.)
  • D12 – 38,08 (D12-Identificar o gênero do texto.)
  • D14 – 47,01 (D14-Reconhecer semelhanças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos que tratem da mesma temática.)
  • D17 – 33,09 (D17-Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto marcadas por conjunções ou advérbios.)
  • D24 – 46,66 (D24-Reconhecer o efeito de sentido decorrente do emprego de recursos estilísticos e morfossintáticos.)
  • D25 – 39,04 (D25-Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de palavras, frases ou expressões.)
  • D26 – 34,39 (D26-Identificar as marcas linguísticas que evidenciam o locutor e/ou o interlocutor.)
  • D27 – 44,48 (D27-Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.)
·         Os Padrões de Desempenho são categorias definidas a partir de cortes numéricos que agrupam os níveis da Escala de Proficiência, com base nas metas educacionais estabelecidas pelo SAEPE. Esses cortes dão origem a quatro Padrões de Desempenho – Elementar I, Elementar II, Básico e Desejável –, os quais apresentam o perfil de desempenho dos estudantes.

       Desta forma, estudantes que se encontram em um Padrão de Desempenho abaixo do esperado para sua etapa de escolaridade precisam ser foco de ações pedagógicas mais especializadas, de modo a garantir o desenvolvimento das habilidades necessárias ao sucesso escolar, evitando, assim, a repetência e a evasão.

·       
        Por outro lado, estar no Padrão mais elevado indica o caminho para o êxito e a qualidade da aprendizagem dos estudantes. Contudo, é preciso salientar que mesmo os estudantes posicionados no Padrão mais elevado precisam de atenção, pois é necessário estimulá-los para que progridam cada vez mais.

0 comentários:

Tecnologia do Blogger.

TRADUZIR