DESCRITOR  D9-Identificar o tema central de um texto.

(GRE METRO SUL/2016) O tema central do texto As crianças da América Latina são as que mais sofrem com a pobreza é
A) altos índices de pobreza das crianças da América Latina.
B) altos índices de desemprego entre as crianças.
C) altos índices de analfabetismo entre as crianças.
D) altos índices de crianças sem acesso a educação.
GABARITO A

Leia a crônica abaixo:

A arte de andar de ônibus

O transporte público no Brasil é algo essencial para a maioria da população, que vive verdadeiras aventuras ao usufruir deste meio. Em um ônibus pode acontecer e acontece de quase tudo, senão tudo...! Eis quem vos escreve também usa este meio para se locomover. Um ônibus é um carro grande com um motorista que gosta dos extremos, tem aquele que é mais lento e parece que vive na vibe do paz e amor, e aquele outro que curte a adrenalina e não tá nem aí, “manda” o passageiro pular dentro do ônibus, para este mesmo passageiro desenvolver até algumas técnicas para se equilibrar.
O motorista paz e amor não liga se o amigão do carro pequeno ao lado tá há meia hora buzinando e xingando ele. Manda os passageiros subirem, não liga se não vai dar mais ninguém, pois acha que o ônibus é que nem coração de mãe, cabe sempre mais um. Vale lembrar que muitos deles acham que dois corpos ocupam SIM, o mesmo lugar no espaço. Acho que cabe mesmo, é só lembrar daqueles indivíduos que acham que podem ficar atrás apertando você contra a cadeira, quase fazendo com que você sentar no colo de outro passageiro, que te olha com a cara feia, como se a culpa pelo empurrão fosse sua.
[...]
A universalidade dos protagonistas dos coletivos é grande, isso mesmo, quem aí já tirou aquela soneca gostosa e esqueceu-se da vida por alguns minutos (que na verdade são segundos!)? Não é novidade, os engarrafamentos, apesar de muitos odiarem e se estressarem fácil, para os sonecas de coletivos tem uma ótima função, cochilar e/ou dormir. Existem os pescadores natos, os sonâmbulos e, pra mim, o mais, vamos dizer, especial: aquele que dorme do momento que sentou até a hora de descer. Detalhe: inexplicavelmente, ele sabe a hora de acordar e pedir a parada. Dom de poucos, não!?
[...]
O coletivo é uma aventura ímpar, pois proporciona um tour pela cidade, a oportunidade de conversar com aquela pessoa e possivelmente nunca mais ver, é treinar a virtude da paciência, é se preocupar, é o momento da leitura, é se desligar do Mundo, é dormir, é acordar, é malhar (sentar e levantar é um ótimo exercício), enfim, andar de ônibus é uma arte!
In: http://lounge.obviousmag.org/faiscas/2012/06/cronica-a-arte-de-onibus.html#ixzz4KFqAyl1J. Acessado em 14/09/16.

(GRE METROSUL/2016) O assunto principal do texto  é

A) o transporte público no Brasil.
B) a arte dos motoristas de ônibus.
C) os sonecas de coletivos.
D) o ônibus.
E) a aventura de andar de ônibus.
GABARITO E

Leia o texto abaixo:
Uma breve história da estereoscopia
Camadas de história constroem o atual sucesso do 3D no cinema e seu ingresso nas salas de estar, com os aparelhos de televisão. Nossos bisavós, a partir de meados do século XIX e início do XX, já namoravam a tecnologia, hoje redescoberta. Em 1833, o inglês Charles Wheatstone construiu um aparelho de espelhos muito simples, mas engenhoso, por meio do qual se visualizavam desenhos tridimensionais "em relevo". Um olho mirava uma foto, o outro sua equivalente, sua quase gêmea, e no cérebro se dava a fusão mágica. Esse aparelho - o estereoscópio -, ainda hoje encontrado nas feiras de antiguidade, foi o precursor do 3D. Ao casar-se com a fotografia, invenção ainda na infância, detonou uma explosão de imagens tridimensionais, que se valiam da riqueza de detalhes que surgiam especularmente dos retratos de famílias e de paisagens. Essa combinação, a união de duas tecnologias ainda imberbes, fez expandir o consumo de imagens que pareciam brotar da superfície.
Veja, 15 dez. 2010. Fragmento. (P120739ES_SUP)
(P120739ES) O tema desse texto é
A)a expansão da tecnologia 3D.
B)a influência da tecnologia 3D.
C)a origem da tecnologia 3D.
D)o resultado da tecnologia 3D.
E)o sucesso da tecnologia 3D.
GABARITO C
  
D-12: Identificar o gênero de um texto

Leia o texto abaixo 




in:https://www.google.com.br/search?q=infograficos+sobre+a+desigualdade+no+Brasil&biw –Acessado em 01/09/2016 

(GRE METRO SUL/2016) Quanto ao gênero, o texto é
A) uma charge
B) um anúncio
C) uma cartum
D) uma tirinha
GABARITO B

Leia o texto abaixo

In: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/09/11/trajeto-casa-trabalho-leva-ao-menos-duas-horas-em-oito-capitais-diz-firjan.htm. Acessado em 14/09/16.

(GRE METROSUL/2016) O texto  pertence ao gênero

A) editorial.
B) artigo de opinião.
C) notícia.
D) gráfico.
E) reportagem.
GABARITO D

(SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.
Enaltecer a habilidade literária de Lya Luft seria “chover no molhado”. Eu a acompanho sempre, pois creio que ela é detentora da qualidade de que almejo um dia chegar próximo, e de hoje coloco em crônicas num blog cujo foco são o otimismo e a esperança. Por esse motivo, o artigo de Lya tocou-me mais do que nunca, especialmente porque sempre se percebe nela a preocupação em desfazer a opinião de alguns que a qualificam como mal-humorada, ranzinza e saudosista. Lya, no meu modo de ver, é realista, perspicaz, observadora e analista da realidade. No presente artigo, nesse momento em que passamos a ver uma tênue luz no fim do túnel mundial, ela aponta e vislumbra a luminosidade sobre todos os entraves que impedem o brasileiro e o ser humano universal de viver com um mínimo de dignidade. Ainda é possível mudar.
Teodoro Uberreich
Veja, Ilha Bela, SP, 2 nov. 2011.
(GRE METRO SUL/2017) Quanto ao gênero, o texto é
A) uma notícia.
B) um artigo de opinião.
C) uma reportagem.
D) uma carta de leitor.
E) um editorial.
GABARITO D

D-14: Reconhecer semelhanças e diferenças e/ou diferenças de ideias e opiniões na comparação entre textos que tratem da mesma temática.

PROPOSTAS DE ATIVIDADES SOBRE O DESCRITOR (D14)
(SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.
Texto 1
Texto 2





5






10
POEMAS DE AMOR

Este inferno de amar - como eu amo! -
Quem mo pôs aqui n'alma... quem foi?
Esta chama que alenta e consome,
Que é a vida - e que a vida destrói -
Como é que se veio a atear,
Quando - ai quando se há-de ela apagar?

Eu não sei, não me lembra: o passado,
A outra vida que dantes vivi
Era um sonho talvez... - foi um sonho -
Em que paz tão serena a dormi!
Oh! Que doce era aquele sonhar...
Quem me veio, ai de mim! despertar?

GARRETT, Almeida. Obras de Garret. Porto: Leilo e Irmão, 1963. p.177.
MEUS OITO ANOS

Oh! que saudades que tenho
Da aurora da minha vida,
Da minha infância querida
Que os anos não trazem mais!
Que amor, que sonhos, que flores,
Naquelas tardes fagueiras
À sombra das bananeiras,
Debaixo dos laranjais!


ABREU, Cassimiro. In: CANDIDO, Antônio; CASTELO, José Aderaldo. Presença da literatura brasileira. Vol.2. São Paulo: Difel, 1968. p.41. Fragmento.
 Em ambos os textos, o sentimento que estimula os autores é
A) a comemoração festiva.
B) a fixação na natureza.
C) o sentimento saudoso.
D) o presente de paz.
E) o retorno à infância.
GABARITO C

Leia os textos abaixo

TEXTO 1

AQUELE TRÂNSITO!

            Sabe aquele trânsito? Não aquele que você pega com o sinal fechado, acidente de ônibus ou via interditada… Aquele trânsito em que tudo para, você olha para os lados e se sente claustrofóbico porque dois gigantes te fecharam. Aquele trânsito em que um carro entrou na contramão, você não percebeu e bum! Bateu… Olha só, eu estou falando daquele trânsito infernal que você leva 12 horas pra chegar em um lugar que chegaria em 2, aquele que você se estressa mas que não o há nada que possa fazer e aí você começa a xingar a mobilidade urbana, a mãe do prefeito, o motorista do ônibus, a legislação do país…
[...]
            Mas tenho esperança ainda porque há as pessoas que veem o lado bom da vida, que brincam com as dificuldades, ensaiam o enredo e entram na dança. Porque a vida é assim mesmo, é um tráfego, trânsito, é caótica… Mas ela está aqui para nos testar, e como dizia Darwin, sobrevive aquele que melhor se adapta ao meio. Aquele que ri das dificuldades, goza da vida e faz do limão uma limonada (sei que tô cheia de metáforas mas que metáfora mais bonita que a vida? – nessa eu mitei, eu sei, mas alguém já deve ter dito isso antes) enfim, estamos aqui para sermos testados e no trânsito da vida sobrevive melhor quem não se desespera e quem vive o trânsito (do carro mesmo) com leveza. (Se beber, não dirija, bjs)
(Carolina Michels) 
In: https://aspasebatom.com/2015/08/25/contos-e-cronicas-aquele-transito/. Acessado em 14/09/16.


TEXTO 2

In: http://noticias.uol.com.br/cotidiano/ultimas-noticias/2015/09/11/trajeto-casa-trabalho-leva-ao-menos-duas-horas-em-oito-capitais-diz-firjan.htm. Acessado em 14/09/16.

(GRE METROSUL/2016) Os textos acima são

A) são complementares.
B) são contraditórios.
C) são interdependentes.
D) são redundantes.
E) são discordantes.
GABARITO A

(SPAECE). Leia os textos abaixo.
Texto I
“A água evapora dos oceanos, cai sobre a terra, aflui para os rios e escorre de volta para o mar – e parece, assim, ser um recurso ilimitado. Mas apenas 2,5 % da água do planeta é doce e a maior parte dela está congelada nos pólos. Assim, de toda a água doce existente, apenas 0,6 % pode ser utilizada. Para piorar, mudanças climáticas podem alterar a distribuição dos locais e dos períodos de cheias, e a elevação do nível dos mares pode tornar salobra a água doce dos litorais.[... ]
Cada pessoa necessita de pelo menos meio metro cúbico de água limpa por dia, para beber, cozinhar e manter a higiene pessoal. Mas um sexto da população mundial tem de se contentar com menos do que isso.
O fantasma da sede. National Geographic Brasil.n.12.Abril, 2001.v.1

Texto II
PLANETA ÁGUA
Água que nasce na fonte serena no mundo
E que abre um profundo grotão
Água que faz inocente riacho e deságua
Na corrente do ribeirão
Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão
Águas que banham aldeias e matam a sede da população
Águas que caem das pedras no véu das cascatas,
Ronco de trovão
E depois dormem tranquilas no leito dos lagos,
No leito dos lagos
Águas dos igarapés, onde Iara, a mãe d´água
É misteriosa canção
Água que evapora, pro céu vai embora,
Virar nuvem de algodão
Gotas de água da chuva, alegre arco-íris sobre a plantação
Gotas de água da chuva, tão triste, são lágrimas na inundação
Águas que movem moinhos são as mesmas águas que
Encharcam o chão
E sempre voltam humildes pro fundo da terra,
Pro fundo da terra
Terra, planeta água....
Guilherme Arantes. Fonte: planetaagua.guilhermearantes.letrasdemusicas.com.br

Esses dois textos se assemelham, quanto ao
A) espaço.
B) gênero.
C) objetivo.
D) tema.
E) tempo.
GABARTO D
D-17:  Estabelecer relações lógico-discursivas entre partes de um texto,  marcadas por locuções adverbiais ou advérbios.
1) Leia a carta abaixo.
Excelentíssimo Senhor Ministro da Educação,

            Ao analisarmos os diversos problemas enfrentados pelos brasileiros, percebemos que a educação apresenta-se como um dos mais graves. Apesar da queda do analfabetismo na última década, ainda assumimos uma posição vergonhosa no “ranking” latino-americano, conforme tomei conhecimento através da imprensa escrita, radiofônica e televisada.
          Essa questão torna-se complexa, pois está relacionada a diversos problemas nacionais como a desigualdade na distribuição de renda, a exploração do trabalho infantil, dificuldades no acesso às escolas, exploração sexual de crianças e adolescentes, perfazendo um conjunto de tristes realidades, que separam cada vez mais, as famílias em situação de vulnerabilidade social do sistema regular de ensino.
          As deficiências no processo de ensino-aprendizagem também merecem atenção, principalmente nos primeiros anos escolares. Metodologias de ensino inadequadas, carências de recursos humanos e materiais, péssimo sistema de transporte escolar, além de baixos salários, são elementos importantes que contribuem para a evasão escolar e para a má qualidade do serviço prestado..
        Diante de tal situação, Excelentíssimo Ministro, entendo que precisamos, ainda, percorrer um árduo caminho para que possamos ter um país que veja a educação com a seriedade merecida. Sendo assim, a valorização do magistério, a informatização das escolas, a capacitação profissional, além de um melhor planejamento dos recursos aparecem como estratégias importantes, para transformar o Sistema Educacional em um serviço eficiente e eficaz. 
Como cidadão, espero que o Senhor, como representante maior da Educação Nacional, mobilize os órgãos competentes, principalmente a Presidência da República, para que estas e outras sugestões venham a concretizar-se. Confio na sua competência, mas muito mais no seu bom senso, para que a nossa realidade passe a fazer parte de estatísticas bem diferentes.

Atenciosamente,

Educalson Brasileiro

(GRE METRO SUL/2016) O termo em destaque, retirada do texto 9, “além de”, destacada do texto , tem o valor semântico
A) de adversidade
B) de contradição
C) de explicação
D) de adição
GABARITO D

2) (SAEPE). Leia o texto abaixo e responda.
A nova minoria
É um grupo formado por poucos integrantes. Acredito que hoje estejam até em menor número do que a comunidade indígena, que se tornou minoria por força da dizimação de suas tribos. A minoria a que me refiro também está sendo exterminada do planeta, e pouca gente tem se dado conta. Me refiro aos sensatos.
A comunidade dos sensatos nunca se organizou formalmente. Seus antepassados acasalaram-se com insensatos, e geraram filhos e netos e bisnetos mistos, o que poderia ser considerada uma bem-vinda diversidade cultural, mas não resultou em grande coisa.
Os seres mistos seguiram procriando com outros insensatos, até que a insensatez passou a ser o gene dominante da raça. Restaram poucos sensatos puros.
Reconhecê-los não é difícil. Eles costumam ser objetivos em suas conversas, dizendo claramente o que pensam e baseando seus argumentos no raro e desprestigiado bom senso. Analisam as situações por mais de um ângulo antes de se posicionarem. Tomam decisões justas, mesmo que para isso tenham que ferir suscetibilidades.
MARTHA, Medeiros. In: Revista O Globo. 31 jan. 2010, p. 38.

No trecho “...mas não resultou em grande coisa.” (. 7), a conjunção destacada estabelece, em relação ao trecho anterior, uma relação de
A) adição.
B) alternância.
C) conclusão.
D) explicação.
E) oposição.
GABARITO E

3)Leia o texto


(GRE METROSUL/2017) Na expressão: "às vezes ele não fica no chão...,  o termo em destaque estabelece uma relação de
A) adição.
B) alternância.
C) consequência.
D) tempo.
E) lugar.
GABARITO D////

4)Leia o texto  de uma Campanha Nacional da Lei Seca.

In: http://abetran.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=8664&Itemid=31. Acesso em 14/04/2016.
Agora, pensando na ideia divulgada por esta peça da campanha, complete as frases abaixo e posteriormente explica: as relações lógico-discursivas entre partes.
  • Não deixe a bebida mudar seu destino  PORQUE...
  • Não deixe a bebida mudar seu destino  E...
  • Não deixe a bebida mudar seu destino  POIS...
  • Não deixe a bebida mudar seu destino  EMBORA...
  • Não deixe a bebida mudar seu destino  QUANDO...
  • Não deixe a bebida mudar seu destino  TANTO QUANTO...
Gabarito
Respostas pessoais

D-24: Reconhecer o efeito de sentido decorrente do emprego de recursos estilístico e  morfossintáticos.
Que habilidade pretendemos avaliar?
As explicações dadas para o descritor anterior, em parte, podem valer para este. Ou seja, as escolhas que fazemos para a elaboração de um texto respondem a intenções discursivas específicas, sejam escolhas de palavras, sejam escolhas de estruturas morfológicas ou sintáticas. Assim, não é por acaso que, em certos textos, o autor opta por períodos mais curtos – para dar um efeito de velocidade, por exemplo; ou opta por inversões de segmentos – para surtir certos efeitos de estranhamento, de impacto, de encantamento, afinal (“tinha uma pedra no meio do caminho; no meio do caminho tinha uma pedra”). Ou seja, mais do que identificar a estrutura sintática apresentada, vale discernir sobre o efeito discursivo provocado no leitor.
Um item relativo a essa habilidade deve, pois, conceder primazia aos efeitos discursivos produzidos pela escolha de determinada estrutura morfológica ou sintática. Incide, portanto, sobre os motivos de uma escolha para alcançar certos efeitos.
Com este item, pretende-se avaliar a habilidade do aluno em identificar o efeito de sentido decorrente das variações relativas aos padrões gramaticais da língua. No texto a seguir, exploramos, como recurso expressivo, a repetição lexical (verbo querer).

Que sugestões podem ser dadas para melhor desenvolver essa habilidade?
As atividades de leitura e de análise linguística possibilitam ao aluno investigar diferentes funções textuais produzidas por um único recurso expressivo e os diferentes efeitos de sentido que podem daí derivar. Temos, muitas vezes, a ideia equivocada de que a repetição de palavras e expressões é um recurso típico de textos produzidos na modalidade oral, que indica falta de maestria no uso da linguagem. O recurso da repetição é, entretanto, estratégia que pode promover múltiplos e vários efeitos (por exemplo, topicalização, sequenciação textual, entre outros).

PROPOSTAS DE  ATIVIDADES SOBRE O DESCRITOR (D24)
1) Leia o poema abaixo




COMPAIXÃO PELA VIDA
Do nada uma freada
Uma trombada,
E num segundo
Tudo se apaga,
Bebida, velocidade...
Imprudência, fatalidade...
Culpados e inocentes
Vidas perdidas simplesmente,
Acabou a vida promissora,
Acabou o futuro brilhante,
Mais um na estatística
Desta tragédia constante,
Parte-se uma família,

Acabou a alegria,
Acabou
o sorriso do pai,
Acabou
o sorriso da filha,
Acabou
mais uma vida,
Desperdiçada nas estradas,
Acabou... e não se faz nada!
Acabou, acabou, acabou...
Choram os pais,
Choram os filhos,
Choram os amores,
Choram as dores,
Choram os amigos...
Choram comigo
.


(GRE METROSUL/2016) O recurso estilístico utilizado pelo eu-lírico quando repete “Acabou... Acabou... Acabou... Acabou” e “Choram... Choram... Choram... Choram... Choram... Choram...” no poema é

A) metáfora.
B) repetição.
C) personificação.
D) pleonasmo.
E) antítese.

GABARITO B

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